Sejam bem-vindos!

Estimados colegas cursistas,

Venham prestigiar este espaço que foi desenvolvido para que vocês apresentem as suas descobertas e criações. Registrem aqui o resultado dos trabalhos, o fruto da aprendizagem de uma nova forma de ensinar e aprender, que é ensinar utilizando o Sistema linux Educacional.

Sucesso a todos,

Finalizando o trabalho.

Estimados colegas,

Chegamos ao final do curso. Atingimos a nossa meta.
Encerro aqui as nossas atividades com a certeza de que todos vocês serão os multiplicadores das experiências que vivenciamos juntos, aqui no laboratório de informática. Agradeço a todos pelo esforço, compreensão, dedicação, espírito de colaboração para com os colegas e, principalmente, pela responsabilidade com que executaram os trabalhos.
Parabéns a todos e muito sucesso.

Ana Lúcia
NTE-Maceió

domingo, 29 de agosto de 2010

Diário de Bordo - Alexsandra Cardoso

Conceituando o que são mídias e tecnologias

Em comunicação, mídia ou media (um termo derivado do latim medium, meio e media, meios) são os canais ou ferramentas usadas para armazenamento e transmissão de informação ou dados. Mídia muitas vezes é usado como sinônimo de meios de comunicação de massa ou agências de notícias, mas pode se referir a um único meio utilizado para comunicar os dados para qualquer finalidade.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Tecnologia (do grego τεχνη — "técnica, arte, ofício" e λογια — "estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser:
• As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas;
• As técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos;
• Um método ou processo de construção e trabalho (tal como a tecnologia de manufatura, a tecnologia de infra-estrutura ou a tecnologia espacial);
• A aplicação de recursos para a resolução de problemas; e muito mais.
A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia. Sendo um termo que inclui desde as ferramentas e processos simples, tais como uma colher de madeira e a fermentação da uva, até as ferramentas e processos mais complexos já criados pelo ser humano, tal como a Estação Espacial Internacional e a dessalinização da água do mar.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Minha opinião sobre esses conceitos.

Aproveitei a tecnologia para me auxiliar na conceituação acima, visto que usei a máquina que é o computador para me ajudar a encontrar os conceitos acima descritos. Além de usar o computador como máquina usei o Google como mídia, pois foi nele que estava armazenado a enciclopédia livre (Wikipédia) para que eu pudesse obter a informação que eu precisava.

De acordo com os meus conhecimentos, tecnologia é tudo aquilo criado pelo homem que venha facilitar sua vida. Desde uma agulha de costura até a máquina industrial de roupas; desde o tanque de lavar roupas até a máquina de lavar roupas. Nesses exemplos encontramos a tecnologia, com diferença apenas no avanço. Porém, nós temos o costume de associar a tecnologia ao que é eletrônico (assim eu pensava quando eu era criança), mas que passei a entender melhor através da própria mídia essa diferença entre tecnologias e avanços da tecnologia. No meu entender já incluo a mídia nessa fala, por que considero-a como sendo todos os meios de comunicação (rádio, tv, livros, revistas, internet, telefone, cartas, etc.) que nos passam informações necessárias (ou não) para o nosso dia-a-dia. Assim podemos identificar a mídia como sendo também uma tecnologia, já que vem nos ajudar a resolver problemas e facilitar a nossa vida.

Considero a mídia e a tecnologia essencial para minha vida profissional e pessoal, pois através delas otimizo o meu tempo e agilizo minhas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário